sábado, 25 de julho de 2009

Permacultura e Ecovilas: Formas de Adaptabilidade Humana


Estamos vivendo uma crise Ecológica que evoluiu em consequência da má administração crescente do meio natural e também devido ao crescimento desenfreado das populações humanas.

Passamos atualmente por uma extinção em massa de espécies biológicas de extrema importância para o equilíbrio dos ciclos naturais... sem falar nas grandes áreas desmatadas que temos a cada minuto. Tendo em vista estes problemas tão expressivos, o homem representa o principal agente causador destes desequilíbrios ambientais...Tudo isto decorre de um modelo de crescimento produtivista e concentrador (Neoliberalismo).

Seguindo este raciocínio, sendo o Homo sapiens sapiens o principal agente causador desses "males" abrolhados a nossa Mãe-Terra, este também pode ser responsável por tentar reverter essa situação desastrosa..ou mesmo, antes disto, adaptar-se as condições ambientais vigentes. E aqui podemos considerar a Permacultura e Ecovilas como respostas a esta questão!!O que analiso aqui seria ver a Permacultura e a forma de viver presente nas Ecovilas como uma premissa a "Adaptabilidade Humana"***.

Esta correlação "Permacultura/Ecovilas-Adaptabilidade" pode ser percebida ao longo do estudo da adaptabilidade humana, que enfatiza a plasticidade das respostas humanas ao ambiente. Esta plasticidade manifesta-se em termos socioculturais e fisiológicos. Respostas socioculturais, como novas formas de abrigo (linkando aqui as bioconstruções), e várias outras formas de organização social, ajudam a adequar ajustes de nossa espécie (Homo sapiens sapiens) ao ambiente.

Uma das características mais notáveis das populações humanas é que elas são admiravelmente adaptáveis...Aqui entraria a contextualização que quero propôr: Tendo em vista os princípios da Permacultura e os modelos de vida que as Ecovilas propõem, estas duas "tendências" poderiam ser consideradas como ótimas formas de ajustamentos aos limites impostos pela Natureza à sobrevivência humana. Seriam ajustamentos fisiológicos, comportamentais e culturais que permeiam nossa "conduta existencial" aqui na Terra.

Sendo assim, a Permacultura com seus princípios éticos, as Ecovilas com seus exemplos viáveis de vida auto-sustentada, demonstram modelos positivos traduzidos em realidade de uma nova forma de viver (ajustamento-adaptabilidade) na Terra...Uma proposta de adaptação humana viável e harmônica!

***(Livro: Adaptabilidade Humana de Moran)

Antes ser um homem da sociedade, sou-o da natureza.
Marquês de Sade

2 comentários:

  1. Inaugurando aqui os comentários... me sinto muito feliz por compartilhar ideias tao nobres com todos vcs... A adaptabilidade humana é sem dúvidas muito versátil..Vamos sair dessa letargia e ter qualidade de vida.....
    bjo no coração de cada um!
    Mayra

    ResponderExcluir
  2. E aí galera massa... parabéns pelo grupo de vcs.. vamos fortalecer esse movimento e a conexão RN-PB..

    paz na mente.. amor no coração!!

    ResponderExcluir

Devaneias